No “Ranking de Mejores Playas 2023”, com 59 praias de dez países da América Latina, a Praia do Estaleiro está na 23ª posição. Logo atrás, no 24º lugar, vem a Praia do Buraco (ou do Coco). Também estão na lista a Praia de Taquaras (33º), Praia Central (45º) e Praia do Canto, conhecida como Prainha, (51º). Já no ranking por tipo de praia, estaleiro aparece na 9ª posição entre as de povoado, ou seja, aquelas localizadas fora do entorno urbano principal e associadas a uma população pequena.
Além das cinco, somente outra praia catarinense está no ranking geral. É a Praia Brava, de Itajaí, na 38ª posição. Quatro das praias de Balneário Camboriú estão na frente de Copacabana (47ª), no Rio de Janeiro, uma das praias mais famosas do mundo.
Para elaborar o relatório de avaliação, pesquisadores fizeram, inicialmente, uma revisão crítica de mais de 70 sites que publicam ranking de praias. No estudo em questão, divulgado em 8 de junho, as praias foram analisadas como ecossistemas costeiros, e os pesquisadores guiaram-se por critérios como proteção, conservação, lazer e saúde.
Esse estudo realizado por mais de 28 pesquisadores, entre doutores, mestres e especialistas, que atuam em áreas como Química, Ciências Naturais, Engenharia, Biologia, Turismo, Oceanografia, Geografia e Gestão Costeira em diferentes países da América Latina. Coordenaram o trabalho Elaine B. de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Camilo M. Botero, do Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas e Grupo de Investigación en Sistemas Costeros.
O estudo completo está publicado no site https://www.cifplayas.org/.
Conclusão
Balneário Camboriú além de ser uma oportunidade de um estilo de vida que sua família merece, a cada dia está subindo nos rankings de segurança, inovação e qualidade de vida. Uma grande oportunidade de investimento para quem busca.